Em um momento que as aulas pela internet se popularizaram, muita gente ainda fica com uma dúvida: Aula on-line como ajudar meu filho?
A verdade é que a mudança na forma que o ensino era aplicado regularmente afeta bastante as crianças. Mais que isso, se engana quem acredita que elas conseguem se adaptar sozinhas e sem auxílio.
A verdade é que a nova rotina, com aulas pela internet, precisa se tornar um padrão. Porém, isso só ocorrerá com o auxílio dos pais e orientação, principalmente no que tange aos de menor idade.
Aula on-line: como ajudar meu filho a se adaptar
A primeira coisa a se pensar é que a adaptação do seu filho não será fácil. Uma coisa é passar horas no celular ou notebook acessando rede social, outra bem diferente é assistir aulas e fazer tarefas.
Entenda que você também não está preparado para isso, pois tudo é diferente do que conhece. Então, a primeira coisa a se fazer é visitar o site da escola e se familiarizar com ele.
No site é comum encontrar:
- Data de provas;
- Calendário de estudo;
- Suporte para aulas online;
- Informações sobre como contatar a escola.
Outro ponto importante é participar das conferências online, envolvendo professores e pais. É nesse momento que é possível sanar dúvidas e ter a orientação mais adequada.
Ajudando a melhorar o desempenho do seu filho
Em uma aula on-line, como ajudar meu filho depende muito do que você está disposto a fazer. Isso porque é preciso ser um facilitador, de modo que as aulas e tarefas não se tornem massivas.
Então, abaixo seguem algumas dicas para que o estudo tenha mais qualidade:
- Crie um espaço adequado para o estudo;
- Crie horários específicos;
- Controle os horários de descanso entre uma aula e outra;
- Ajude a interpretar as instruções para as tarefas;
- Prepare seu filho para estar pronto no momento da aula;
- Ensine-os a organizar-se com horários estipulados;
- Envolva-se com o processo de aprendizagem.
Como você pode perceber, sua ajuda depende muito de sua presença ao lado do filho. Ainda que o conhecimento seja passado pelo professor, os adultos podem contribuir como facilitadores.
Então, em uma aula on-line, como ajudar meu filho está intimamente ligado à sua disposição. Quando mais presente você estiver durante o processo mais ele poderá ter bons resultados.
Conclusão
Agora você pode internalizar a forma de agir em uma aula on-line, como ajudar meu filho e como auxiliar para que os resultados sejam cada vez melhores.