Todos sabemos que a sensação emocionante de entrar em uma das tendências de cozinha americana para socializar com os amigos e iniciar uma sessão de fofoca (possivelmente com uma garrafa de vinho) enquanto uma deliciosa refeição está sendo preparada/cozinhada no fundo.

Afinal, a convidativa sala de estar e/ou de jantar, como pode ser lido rapidamente no site Homeit.com.br está a apenas alguns metros de distância, aumentando o conforto e o potencial de uma cozinha moderna aberta.

Veja aqui quais são os cinco robôs aspiradores melhores para sua casa!

Mas isto não significa que não haja desvantagens neste design. Portanto, antes de começar a planejar como você estará transformando o coração de sua casa em um layout aberto, talvez considere primeiro estes prós e contras (que obtivemos de planejadores de cozinha profissionais) para ajudá-lo a economizar algum tempo e dinheiro…

Vantagem: Fácil interação

Cobrimos praticamente esta vantagem em nossa introdução acima: um layout aberto permite que você interaja mais rápido e facilmente com os convidados em sua sala de estar / jantar enquanto você, o anfitrião, está finalizando alguns toques naquela refeição na cozinha sem perder uma batida da conversa.

As paredes são barreiras à luz, por isso é importante se comprometer com uma iluminação adequada em qualquer sala, mas ainda mais em um ambiente separado como uma cozinha fechada. Derrubar uma ou duas paredes permitirá imediatamente que a luz (tanto natural quanto artificial) da sala ao lado flua para seu espaço de cozinha.

Além disso, você pode alterar seu projeto de iluminação para garantir que as arandelas de parede, lâmpadas de piso e iluminação de teto em sua sala / sala de jantar / qualquer espaço que ajude a iluminar sua nova cozinha aberta também.

É claro que a visibilidade aumenta em um plano aberto, o que torna mais complicado ignorar, por exemplo, aquela pilha de pratos sujos no balcão da cozinha enquanto você está resfriando na sala de estar adjacente. Mas é claro que isto pode ser uma coisa ótima, ajudando você a manter sua cozinha limpa e impecável antes que a próxima rodada de visitantes venha bater à porta…

Desvantagem: Falta de privacidade

Agora, para algumas características negativas que podem vir com uma cozinha aberta… Se você é um daqueles que gostam de se perder ao tentar novas receitas ou ficar ocupado na cozinha, saiba apenas que uma cozinha fechada pode incentivar isso. Em um layout aberto você pode se distrair com a TV da sala de estar adjacente, o som da conversa da sala de jantar a alguns metros de distância, etc.

O aroma do café fresco e do pão assado é sedutor para muitos, mas e quanto ao alvejante, sabão a sujeira que ficou presa à tampa do forno por alguns dias? Estes são cheiros que você não gostaria de compartilhar com o resto da casa enquanto limpa a cozinha, certo? E em uma cozinha fechada, isso não seria um grande problema.

Lavar pratos, picar legumes, colocar o temporizador para aquele assado no forno… há uma multidão de ruídos vibrando fora de sua cozinha média, e nem todos eles serão apreciados pela família e pelos convidados nesse layout de plano aberto.